terça-feira, 31 de março de 2009

Olá Comunidade do FIEL01

Caros colegas de E-Learning
Na verdade nunca pensei que os blogues fossem tão interessantes e de certa forma tão viciantes para quem os detém. Pode ser uma ferramenta muito interessante, embora confesse que também bastante assustadora quanto à necessidade de colocação de material actualizado (e respectivo trabalho associado) e à perspectiva de qualquer um poder ver e criticar o que nós escrevemos.
É um verdadeiro work and (e-) learning in progress.
Espero que tenham gostado das lombrigas do cão, porque há mais em lista de espera...e não só para o cão! Afinal, os parasitas quando nascem são para todos!

Até já
Luís Carvalho

domingo, 29 de março de 2009

As lombrigas do cão!

Tal como prometido, aqui vai uma foto interessante com algumas lombrigas colhidas num cão.
Estes seres são nemátodes intestinais que podem ter 10 ou mais cm de comprimento e designam-se como Toxocara canis. Além de serem bastante patogénicos para os canídeos, em particular os cachorros, também podem infectar os Humanos. Isto deve-se ao facto de os seus ovos serem veiculados para o ambiente com as fezes e assim contaminarem os espaços públicos.

Por isso é tão importante desparasitarmos regularmente os nossos animais e mantermos boas regras de higiene e sanidade.

Até logo

Luís Carvalho

Olá Colegas do FIEL 01











Estou pela primeira vez na blogosfera e sinto-me como um miúdo com um brinquedo novo. Na verdade andava com curiosidade sobre o mundo dos blogs e este meio pode ser espectacular para o ensino/aprendizagem. E não só. Mas servirá também para disciplinar a nossa escrita: quanto ao que escrevemos e como o fazemos.

Por outro lado, como nunca tinha tentado antes, foi (e continuará a ser) bom saborear algumas dificuldades pelo caminho, para melhor compreender as dificuldades dos colegas de curso, dos alunos e outros futuros destinatários deste blog.

Deixo-vos com uma fotografia minha recente numa visita de estudo com os meus alunos ao Jardim Zoológico em Lisboa. Espero que tal como a águia que está na minha mão, eu também consiga dar asas à imaginação para o blog!

Fica a promessa de em simultâneo com o nosso intercâmbio de ideias, publicar algumas notas sobre parasitas dos animais, até porque já vi alguns amigos de quatro patas nesta nossa comunidade!

Um abraço e até já.

Luís Carvalho